Tipos de tênis para cada esporte – Oscar Calçados
SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455
Olá Visitante, faça
00
Olá Visitante, faça
00
Qual o tênis ideal para você?
Conheça as principais características de cada modelo de tênis esportivo e escolha o que vai melhorar a sua performance.
 
Todo mundo sabe que as atividades físicas são recomendadas pela grande maioria dos médicos e profissionais da saúde como uma forma de vida saudável. Mas você sabia que a escolha do esporte e principalmente do equipamento mais adequado para a pratica constante dele é uma das coisas mais importantes?
É preciso ficar atento às características de cada modalidade e também aos equipamentos para que a chance de cometer erros seja minimizada, assim como a possibilidade de acabar gerando problemas como dores, lesões e torções.
Entre os pontos que devem ser observados, a escolha do calçado é um dos itens mais importantes. Não basta escolher o tênis mais bonito ou aquele que está na moda. É preciso optar pelo modelo certo para cada esporte. Além de evitar lesões, um modelo adequado para o esporte que será praticado pode aumentar a performance e melhorar os seus resultados e rendimentos. Para evitar problemas e ajudar você na escolha do tênis certo, fizemos estas dicas, além de sugestões cheias de estilo para você praticar seu esporte preferido sem medo de errar. Confira.


Vai correr?
Como já abordamos anteriormente, conhecer os Tipos de Pisadas é de suma importância para quem quer começar a correr. Sabendo isso, a escolha do tênis é muito mais tranquila e seus resultados muito melhores. Só relembrando, as pisadas podem ser:

- Pronada
É quando ela acontece com o passo começando com o lado esquerdo do calcanhar e termina próxima ao dedão do pé. O pé faz um movimento de rotação maior para dentro logo que o calcanhar entra em contato com o chão. É como se o seu pé tocasse muito menos o chão com o lado de fora do que com o lado interno. Segundo pesquisas, 50% das pessoas em todo o mundo têm esse tipo de pisada. Neste caso, são indicados tênis com amortecimento e controle de estabilidade.

- Supinada
Essa pisada é, praticamente, o inverso da pisada Pronada, ou seja, seus pés tocam o solo muito mais com a parte de fora do que com a parte de dentro, fazendo um movimento de rotação maior para a área externa, principalmente para os dedos mínimos dos pés. É, geralmente, realizada por quem tem o chamado pé cavo (que tem curvatura bem acentuada – ao contrário do pé chato) e por muito menos gente (somente 5% da população). Os melhores tênis para quem tem esse tipo de pisada são os que possuem reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade.

- Neutra
Começa com o impulso na parte de trás dos pés, no calcanhar, e termina ma parte frontal dos pés. É uma pisada que, como o próprio nome diz, não pende para nenhum dos lados do corpo. Cerca de 45% das pessoas pisam assim e um tênis com amortecimento leve já é suficiente para a pratica de corrida.


(box com 3 modelos de tênis – sugestões de compra)

Modelos indicados para Corrida

Adidas Supernova Sequence Boost 8
Ideal para quem tem pisada pronada, oferece ótimos resultados com tecnologia que garante o direcionamento correto dos pés durante a corrida.

Asics Gel Cumulus 17
Com amortecimento em gel, é um dos mais indicados para quem tem pisada supinada. É um dos melhores tênis para corridas e práticas de exercícios. Com solado flexível, desde o calcanhar ate a ponta do pé, distribui energia e controla a passada de forma eficiente.

Mizuno Strike N
Para quem tem uma pisada neutra esse modelo traz estilo e conforto. Confeccionado em design moderno, traz cabedal em material sintético e mesh. Esses materiais contribuem para flexibilidade e respiração dos pés.
 

Vai jogar bola?

Para a prática de futebol é fundamental escolher o calçado certo para cada tipo de modalidade. Futsal, futebol de campo ou society são “futebóis” completamente diferentes quando o assunto é tipo de tênis. Sem as travas da chuteira, por exemplo, fica impossível manter a estabilidade e a velocidade no futebol de campo. Já as chuteiras para Futebol Society, as travas devem ser bem menores e, no Futsal, o que conta mesmo é a aderência do solado. A escolha certa garante que o jogador mantenha os pés firmes, mude de direção sem sobrecarregar os joelhos e ainda ajuda nos arranques quando necessários. 
 
 
 (box com 3 modelos de chuteiras – sugestões de compra)

Modelos indicados para Futebol

EvoTouch3 Puma
Perfeita para quem joga Futebol de Campo, essa chuteira oferece praticidade e aumento de desempenho. Confeccionada em material sintético, possui elevações no cabedal (parte de cima do pé) que proporcionam melhor controle de bola.

Adidas Messi 16 4 TF
Nada melhor do que jogar o seu Futebol Society como o maior craque dos campos do mundo. A Adidas Messi une um visual pra lá de moderno à qualidade e durabilidade que são tradicionais da marca. Cadarço justo em tecido preto, forro duplo e solado com travas, porém anatômico e ortopédico por dentro.

Chuteira Futsal Nike Hypervenom Phade II
Para quem joga Futsal, ela é ideal pois apresenta solado com sulcos profundos e bem espaçados, desenhados estrategicamente para dar mais estabilidade e melhor controle de bola.


Vai malhar?
Para quem frequenta a academia, o ideal é focar no conforto. Dê preferência aos tênis desenvolvidos para serem confortável, além de bonitos e modernos. Para a pratica de esportes como a musculação, escolha modelos que amorteçam impactos. Além de deixar seu corpo mais estável durante os exercícios, estes modelos podem ser usados sem preocupação na hora de você correr ou caminhar na esteira ou fazer algum outro tipo de exercício aeróbico. Modelos que combinam nylon e couro são ideais. O couro dá uma boa sustentação ao pé e o nylon garante a melhor ventilação, controlando a umidade dos pés.
 
(box com 3 modelos – sugestões de compra)

Modelos indicados para Academia

Skechers Go Walk 3 Fit Knit
Uma ótima escolha para quem quer visual despojado e conforto na academia. O Skechers Go Walk 3 Fit Knit é confeccionado em malha mesh e sintético. O forro interno acolchoado e revestido com tecido macio, que auxilia na absorção de suor.

Mizuno Strike N
Para o iniciante ou atleta mais experiente o Mizuno Strike N é uma ótima escolha. Com a tecnologia X10™, presente no solado feito de borracha e carbono na região do calcanhar, ele aumenta a durabilidade e oferece maior tração na hora dos exercícios.

Reebok Sublite XT Cushion
Esta é uma das linhas mais surpreendentes da Reebok, uma das mais comemoradas marcas de tênis esportivos do mundo, usada por equipes e atletas campeões e popular em quase todos os países do mundo.
 
Vai jogar vôlei?
Os melhores tênis para quem joga vôlei são aqueles que têm amortecimento mais reforçado na parte da frente. Isso porque, nesse jogo, os atletas estão constantemente saltando e, dessa forma, tocando muito mais o chão primeiro com as pontas dos pés e só depois com o calcanhar. Um fator importante para a escolha dos tênis para a pratica do vôlei é uma boa ventilação e sola de borracha com ranhuras, que melhorar significativamente a aderência na hora do jogo.
 
(box com 3 modelos – sugestões de compra)

Modelos indicados para Vôlei

Asics Gel Flux 3
Com este modelo os jogadores de vôlei têm proteção, aderência e conforto em qualquer quadra. Seu interior acolchoado e o solado macio e flexível são algumas das grandes vantagens da Asics na hora de você praticar seus saltos. Confeccionado em material sintético e mesh, também garante maior respiração para os pés.

Mizuno Wave Creation
Inspirados nas ondas do mar, os especialistas Mizuno decidiram criar a inovadora tecnologia Wave, com entressola em formato similar ao das ondas que aumentam a velocidade de dissipação de energia durante as pisadas e saltos e garantem muito mais desempenho e conforto.

Adidas Energy Boost ESM
Sua sola promove os movimentos naturais do pé, com a tecnologia BOOST™ que oferece maior retorno de energia graças a milhares de cápsulas que armazenam e liberam energia a cada passada ou salto.


Vai de crossfit?
Saiba que os tênis mais indicados para esta modalidade, que mistura diversos tipos de exercícios em circuitos com técnicas variadas, são aqueles que dão mais firmeza e ao mesmo tempo garantem uma boa dose de mobilidade para os seus calcanhares e a flexibilidade dos seus pés. São os tênis que protegem sem limitar os movimentos dos pés, os chamados minimalistas.
 
(box com 3 modelos – sugestões de compra)


Modelos indicados para Crossfit

Reebok Z-Pump Fusion 2
Um modelo confortável, com aparência moderna e além de tudo com a tecnologia necessária para garantir que as suas aulas de crossfit aconteçam da melhor forma possível. Com o revolucionário sistema “Pump”, que mudou a história dos tênis esportivos, ele acomoda melhor os seus pés e otimiza sua performance em diversas modalidades.

Reebok Nano 6.0
O Tênis Crossfit Nano 6.0 Reebok é o tênis masculino pensado para homens que querem praticar exercícios físicos, ou esportes, como o Crossfit. O cabedal possui materiais leves, como o mesh e a fibra de aramida Kevlar®, que é altamente resistente, durável e forte.

Nike Lite Trainer 3
Confeccionado em material sintético e mesh, sem costura e perfurado para excelente ventilação. Ajuste dinâmico e entressola flexível e com amortecimento para amplitude de movimento e uma corrida suave. Solado de borracha e antiderrapante, proporcionando mais tração e durabilidade.
 
Vai jogar basquete?
Um dos esportes mais amados por todos, o basquete é responsável pela evolução dos calçados esportivos e pelo surgimento de uma lenda do mundo dos tênis: o Nike Air Jordan 1, como já contamos em nosso especial sobre a Origem dos Tênis Esportivos. Fora isso, o que você precisa saber para escolher um tênis de basquete é que o cano longo serve para proteger seu tornozelo do risco de torções e que o solado deve ser desenhado especialmente para o movimento de rotação, muito realizado na hora dos jogos. O chamado movimento do pivô pode ser perigoso se executado com um tênis não apropriado. Não arrisque os seus joelhos e escolha o modelo certo.
 
(box com 3 modelos – sugestões de compra)

Modelos indicados para Basquete

Nike Zoom Clear Out
Além do cano alto, o Nike Zoom Clear Out tem entressola que garante o amortecimento e suporte e solado antiderrapante de borracha, que permite boa movimentação, tração e ainda oferece boa durabilidade. Feito em materiais leves como malha mesh e tecido sintético, sem costuras, proporciona grande flexibilidade e ventilação, com conforto e boa absorção de suor.

Adidas First Step
também confeccionado em mesh e material sintético, o Adidas First Step tem entressola de borracha com a tecnologia Adiprene, que oferece menos desgaste, maior impulsão e estabilidade durante as partidas. Além disso, possui a inovadora tecnologia Non-marking, ou seja, não deixa nenhuma marca na quadra, mesmo com os movimentos mais bruscos. Se ajusta ao calcanhar com a exclusiva espuma Geofit que se molda conforme o formato dos seus pés.

Nike Zoom Without A
Traz design diferenciado e material de ótima qualidade que melhora seu desempenho em quadra. É feito sob medida para os “basqueteiros” de plantão. Confeccionado em material sintético e aplicações pontuais de verniz, ele traz palmilha em EVA removível e solado emborrachado antiderrapante.
 

Vai andar de skate?
Prepare-se para usar tênis com solado forte e largo, com material mais reforçado e com muito estilo. Na hora de escolher um calcado para a prática do skate, você não vai ter muita dificuldade, mas fique atento ao material escolhido, já que os seus tênis vão estar o tempo todo em contato com a lixa dos shapes durantes as manobras e descidas bruscas. Os modelos de cano alto também ajudam a dar mais firmeza aos tornozelos e evitam lesões, mas não se confunda entre os modelos de basquete, que são muito mais frágeis do que os feitos exclusivamente para o skate -  esporte nascido nas ruas da Califórnia, criado pelos surfistas que queriam algo para fazer enquanto as ondas ainda estavam fracas.


 (box com 3 modelos – sugestões de compra)

Modelos indicados para Skate

Oakley Momentum
Confeccionado em lona e material sintético, tem costuras e recortes estratégicos, que mantém os pés ajustados ao tênis. Revestido com material feito para absorver a umidade, sua lingueta é acolchoada e a palmilha em EVA moldada, oferecendo maciez e amortecimento. O solado em borracha, conta com a tecnologia própria Oakley, com sistema que de tração e alta resistência a abrasão.

Nike SB Clutch
Confeccionado em em lona, com costuras estratégicas, tem um design moderno e traz muita flexibilidade e ventilação para os pés. A palmilha em EVA, proporciona a sensação de maciez e amortecimento.

Done Head Cano Alto
Feito em camurça, tecido e material sintético, tem cano alto e é acolchoado, revestido com tecido que auxilia na absorção de suor. Tem palmilha em EVA removível, e seu interior traz maciez e conforto para seus pés. Com solado costurado de borracha, é antiderrapante e oferece maior durabilidade, tração e estabilidade.
 
_________________________




_____________________


Agora que você já sabe mais sobre qual tênis escolher na hora de praticar seu esporte favorito, navegue pelo nosso site, na área de Tênis e Esporte e encontre o que mais combina com o seu esporte, ou o seu estilo. Aqui é sempre fácil comprar e você pode pagar tudo em até 10 vezes* com o seu cartão de crédito.

(rodapé etc... )
 




 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca

Mais procurados