Tipos de Pisadas | Oscar Calçados
SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455
Olá Visitante, faça
00
Olá Visitante, faça
00

Tipos de Pisada, qual é a sua?
 

Quais são os tipos de pisada e qual o tênis ideal para você correr.
Pronada, supinada ou normal, estes são os três tipos de pisada que você pode apresentar na hora de correr. E o modo como você pisa é determinado por uma série de fatores, como as suas características anatômicas como, por exemplo, flexibilidade das articulações, tipos de joelhos e formato dos pés. Entenda melhor cada pisada:

PISADA PRONADA
A pisada pronada acontece quando o passo começa com o lado esquerdo do calcanhar e termina na região do pé próxima ao dedão. Nesse tipo de pisada, o pé sofre uma rotação excessiva para dentro logo que o calcanhar toca o chão. É como se o lado de fora do pé tocasse muito menos o chão do que a parte de dentro. Estudos demonstram que 50% da população mundial tem esse tipo de pisada e ainda que ela é mais comum em mulheres. Tênis com amortecimento e controle de estabilidade são os mais indicados neste caso.

PISADA SUPINADA
A pisada supinada é aquela em que a parte externa do pé da pessoa é mais utilizada na hora da caminhada ou da corrida. É o contrário da pronada, pois o passo começa no calcanhar e termina, principalmente no dedo mínimo dos pés. Normalmente, essa pisada é realizada por pessoas que possuem o chamado pé cavo (que já explicaremos a seguir) e apenas uma pequena parcela da população mundial, cerca de 5%, pisa dessa maneira. Quem anda e corre assim, possui o pé mais rígido e precisa de calcados com reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade.

PISADA NEUTRA 
A pisada neutra tem como principal característica terminar na parte frontal do pé. O impulso começa atrás, no calcanhar e termina na planta do pé. Sem “pender” para nenhum dos lados interno ou externo dos pés. Cerca de 45% da população mundial pisa dessa forma e são estes os que possuem menos restrições na hora de escolher um calcado ou tênis. Um amortecimento leve basta para estas pessoas.



Classificações Ortopédicas
Escolher o tênis certo é fundamental para o rendimento de quem corre e também para a prevenção de dores nos pés, joelhos, quadril e coluna. Saber qual é o seu tipo de pé, de joelho e de pisada são muito importantes no momento da escolha certa. Confira algumas dicas.

Os pés
A ortopedia classifica os pés de três formas. E elas influenciam diretamente no seu tipo de pisada.
 
Pé Normal
É o tipo mais comum de pé, no qual o peso do corpo é distribuído de uma forma bem equilibrada e correta.

Pé Plano
Também conhecido como pé chato é aquele que entra em contato com o chão quase que por inteiro e tem um formato reto.

Pé Cavo
É, ao contrário do pé chato, aquele que tem uma curvatura bem acentuada e cujo a planta do pé quase não toca no solo ao se movimentar.



Os joelhos
Em conjunto com os pés, seus joelhos também influenciam na pisada. Eles podem ser, basicamente, classificados da seguinte forma:

Joelho Valgo
Popularmente conhecidos como “pernas para dentro”. São as articulações cujo ângulo aproxima um joelho do outro e afasta os pés. 

Joelho Varo
É exatamente o contrário do Valgo, ou seja, visualmente dá a sensação de “pernas para fora”. São as articulações que formam um arqueamento das pernas.
Além dos tipos de joelhos e pés, a flexibilidade das articulações como as do tornozelo, somada ao equilíbrio da musculatura de cada um, faz cada pessoa apresentar um tipo de pisada, já descritas aqui.



Conhecendo a sua pisada
Sabendo da importância de uma boa pisada e como seus diferentes tipos influenciam no rendimento em uma corrida e em possíveis dores nos joelhos, quadril e coluna, é essencial identificar qual é a sua pisada.
Para começar, peça para alguém observar você enquanto corre. Qualquer pessoa, mesmo que ela não entenda muito do assunto. Não vai ser muito difícil para ela perceber possíveis inclinações do corpo, movimentação dos joelhos, tamanho do passo, assimetrias e outros movimentos estranhos que chamem atenção, caso existam. Com estas informações você já começa a ter uma ideia geral de como está a sua pisada.
Outra forma simples para começar a identificar a sua pisada é correr em frente ou de lado de um espelho grande, numa sala de academia, por exemplo. 
Depois dessas avaliações gerais, faça um teste mais específico. Escolha um par de seus tênis de corrida mais usados e observe as duas solas. Coloque um do lado do outro e veja quais são as áreas de maior desgaste. As partes mais utilizadas podem ser o reflexo das áreas dos pés que recebem a maior parte do peso enquanto você corre. As áreas menos desgastadas são as que recebem menos peso.
Depois disso, observe os seus tênis por trás e repare se existe algum desnível no solado. Esta característica entrega o tipo de apoio do calcanhar. Veja se o solado traseiro está mais desgastado na parte interna ou externa. O seu tipo de pisada está relacionado diretamente à área que apresenta o maior desgaste. Se for a parte de dentro, ela é uma pisada supinada, se for a parte externa, é uma pisada pronada. Se o desgaste for uniforme, provavelmente você tem uma pisada neutra.
Agora, utilizando o mesmo calçado, faça uma análise mais profunda. Retire as palmilhas e observe-as. A maioria das palmilhas fica com marcas depois de algum tempo e é fácil notar onde são os pontos de maior e menor pressão do pé durante as corridas.    
Para finalizar, observe as solas dos seus pés. Passe a mão nelas e sinta onde a pele é mais grossa, dura ou áspera. São estas partes as mais usadas e as que recebem maior pressão e atrito. As partes onde a pele é mais fina, macia e lisa representam as áreas que recebem menos pressão e atrito.
Mas não se precipite! O fato de descobrir algumas dessas “imperfeições” não significa que você deve colocar calços de um lado ou de outro dos tênis, comprar um tênis com reforço unilateral ou começar a se esforçar desnecessariamente para “corrigir” isso. Na maioria das vezes essas pequenas alterações não reduzem o seu rendimento nem causam dores, pois são apenas adaptações corporais em busca de mais harmonia.
A correção da pisada deve ser sempre confirmada após uma opinião de um profissional especializado que, além da avaliação postural, poderá realizar a baropodometria estática e dinâmica e a escanometria. Estes dois exames medem, com precisão, a pressão exata em pontos estratégicos dos pés em movimento, graças a esteiras de corrida equipadas com sensores exclusivos para essa finalidade.


Teste você mesmo
Caso você queira, só por curiosidade, fazer um teste para conferir qual é a sua pisada antes de ir ao ortopedista. É muito simples:

1 – Molhe as solas dos pés.
2 – Caminhe sobre umas folhas de jornal.
3 – Confira as “pegadas” formadas no jonal.
4 – Compare com o seguinte desenho:

 
A compra de um tênis de qualidade é, na verdade, um investimento em sua saúde, pois os efeitos provocados pelo uso de calcados não adequados na pratica da corrida e outros esportes vão desde pequenas lesões superficiais, como bolhas e calos, até as mais complicadas, como as lesões ósseas, fratura por estresse ou problemas como tendinite, canelites e joanetes, por exemplo.

Qual tênis devo usar?
Depois de ter feito as avaliações e de confirmar com o seu ortopedista qual o seu tipo de pisada, alguns tênis podem proporcionar boa absorção de impactos e até mesmo a correção de alguma imperfeição na maneira de correr. A indústria dos tênis esportivos vem desenvolvendo cada vez mais tecnologias que ajudam a controlar as desvantagens e que melhoram o seu desempenho, além de prevenir possíveis lesões. A seguir, listamos alguns modelos e suas respectivas funções. Confira:

Para pisada pronada

Adidas Supernova Sequence Boost 8

Este tênis de corrida da linha Premium da Adidas, oferece ótimos resultados para corredores que possuem pronação leve ou moderada. Com tecnologia que garante um direcionamento correto dos pés durante a corrida, o Adidas Supernova Sequence Boost 8 traz tecnologia Stable Frame, com maior densidade no meio e nas laterais da entressola. Além de conforto, este é um exemplar que ainda melhora o desempenho pois proporciona grande absorção e retorno de energia durante as corridas.



 

Nike Air Zoom Winflo 3 

Um tênis de corrida da Nike cotado como um dos melhores para pronadores. O Air Zoom Winflo 3 tem a tecnologia Air Zoom que proporciona amortecimento com ótima resposta que ajuda no direcionamento dos pés, trazendo mais qualidade e estabilidade à corrida. Sua entressola possui espumas moldadas por compressão que oferecem amortecimento de dupla densidade. Com solado de borracha, otimiza o amortecimento e garante transição de passos muito mais suave. 



 

Mizuno Wave Prophecy 5

Tênis de corrida ideal para pronadores. Confortável, traz cabedal em tramas abertas – airmesh, proporcionando melhor ventilação para os pés. Possui a tecnologia Wave inspirada nas ondas do mar, criada pelos especialistas da Mizuno, que observaram o impacto das ondas como elemento gerador de energia e, assim decidiram criaram a inovadora entressola em formato similar ao das ondas, aumentando a velocidade de dissipação de energia durante as pisadas. Para isso, utilizam a placa em pebax (elastômero termoplástico ou poliamida flexível) e borracha de carbono X10, ambas compõem toda a estrutura da entressola e solado. Para melhor controle da energia durante corridas, o tênis conta ainda com a tecnologia Smoth Ride, que garante a distribuição de pressão dos pés e controle do ângulo de passadas. E, para melhor resposta e otimização das passadas, a Mizuno também aplicou no Wave Prophecy 5 a tecnologia U4ic (Euphorich), que resulta em um EVA 30% mais leve que um EVA comum, permitindo mais leveza para todo conjunto do calçado. Possui fechamento em cadarço, para ajustar os pés de forma prática e segura. 



Para pisada supinada


Tênis Mizuno Wave Creation 17 – um dos tênis de corrida com tecnologia Infinity Wave com cortes estratégicos nos pontos de flexão do pé, tornando a placa mais flexível. Seu cabedal confeccionado em mesh, apresenta a tecnologia Dynamotion Fit que proporciona mais estabilidade, ajudando a aliviar o stress nas articulações, proporcionando maior conforto e performance. E as tecnologias U4ic que deixa o tênis 30% mais leve e alta absorção de impactos e sistema de ventilação localizado na entressola que através de canoplas e orifícios especiais remove o calor e umidade dos pés. Compre agora seu Tênis Mizuno Wave Creation 17 e parcele em até 10x sem juros.

 



Tênis Asics Gel Cumulus 17 – o amortecimento em gel, Sistema Line Guidance, Solado de Borracha e Palmilha Confort Dry fazem do Tênis Asics Gel Cumulus 17 o melhor para as corridas e práticas de exercícios para quem tem a pisada supinada. Seu grande diferencial é o cabedal sem costura, feito em mesh, que garante boa respiração dos pés durante as corridas e maior conforto. O amortecimento em gel, típico da Asics e um solado com sulco flexível, desde o calcanhar até o dedão do pé, distribuem energia e controlam a passada com eficiência.


 

Adidas Supernova Glide - é confeccionado com a tecnologia GeoFit, composta por uma espuma de anatômica que envolve o tornozelo, oferecendo um encaixe personalizado. Aliada a tecnologia da malha techfit, que envolve todo o pé e com o tempo funciona como uma memória, que “guarda” o formato dos pés, proporcionando assim um ajuste ideal. O puxador no calcanhar conta com o S-Curve Achilles Fit System (Sistema em curva s de ajuste do tendão de Aquiles), ou seja o puxador traseiro ficou mais alto para melhor ajuste e suporte do tendão de Aquilles, assim oferece mais estabilidade e segurança. No calcanhar ainda se encontra a tecnologia Adiprene, responsável por absorver impactos. No antepé está o AdiPRENE+, que proporciona elasticidade e impulso para o corredor. Ambas estão posicionadas em locais opostos, mas juntas, reduzem os impactos e aumentam retorno de energia. Entressola é feita de EVACradle, uma espuma de maior densidade que dá estrutura e suporte ao sistema de amortecimento Adidas. Abaixo do EVACradle está a plataforma Boost, confeccionada com milhares de pequenas esferas expandidas de TPU (Thermoplastic poliuretano). Material que permite que a entressola Boost tenha amortecimento e, armazene e libere energia de maneira eficaz. A sola é de borracha Continental, e recebe também a tecnologia AdiWear, permitindo aderência em condições de terreno secos ou úmidos, aliada a placa Torsion System para proteção do médio pé. O solado auxilia para otimização das propriedades da Tecnologia Boost, que é manter cada pisada carregada de energia leve e rápida, com aproveitamento da mesma, tornando-se infinita.


Seja qual for a sua pisada, aqui na Oscar Calçados você encontra sempre o tênis ideal que pode garantir conforto, desempenho e também a melhor relação entre preço e qualidade. Para conferir outros modelos, acesse Tênis e Esporte clicando aqui

 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca

Mais procurados