Imagem Tipos de Pisada





Tipos de Pisada, qual é a sua?


 




Quais são os tipos de pisada e qual o tênis ideal para você correr.

Após praticar algum esporte, é comum sentir dores pelo corpo, porém, caso a sua dor esteja no joelho, quadril ou coluna, o problema pode estar no tipo de sua pisada e o calçado escolhido para a prática de tal atividade. Dessa forma, para evitar o agravamento da dor e possíveis problemas de saúde decorrentes, é necessário entender o seu tipo de pisada e qual seria o melhor calçado.Pronada, supinada ou normal, estes são os três tipos de pisada que você pode apresentar na hora de correr. E o modo como você pisa é determinado por uma série de fatores, como as suas características anatômicas como, por exemplo, flexibilidade das articulações, tipos de joelhos e formato dos pés. Entenda melhor cada pisada:

PISADA PRONADA

A pisada pronada acontece quando o passo começa com o lado esquerdo do calcanhar e termina na região do pé próxima ao dedão. Nesse tipo de pisada, o pé sofre uma rotação excessiva para dentro logo que o calcanhar toca o chão. É como se o lado de fora do pé tocasse muito menos o chão do que a parte de dentro. Estudos demonstram que 50% da população mundial tem esse tipo de pisada e ainda que ela é mais comum em mulheres. Tênis com amortecimento e controle de estabilidade são os mais indicados neste caso.

PISADA SUPINADA

A pisada supinada é aquela em que a parte externa do pé da pessoa é mais utilizada na hora da caminhada ou da corrida. É o contrário da pronada, pois o passo começa no calcanhar e termina, principalmente no dedo mínimo dos pés. Normalmente, essa pisada é realizada por pessoas que possuem o chamado pé cavo (que já explicaremos a seguir) e apenas uma pequena parcela da população mundial, cerca de 5%, pisa dessa maneira. Quem anda e corre assim, possui o pé mais rígido e precisa de calcados com reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade.

PISADA NEUTRA 

A pisada neutra tem como principal característica terminar na parte frontal do pé. O impulso começa atrás, no calcanhar e termina na planta do pé. Sem “pender” para nenhum dos lados interno ou externo dos pés. Cerca de 45% da população mundial pisa dessa forma e são estes os que possuem menos restrições na hora de escolher um calcado ou tênis. Um amortecimento leve basta para estas pessoas.



Classificações Ortopédicas

Escolher o tênis certo é fundamental para o rendimento de quem corre e também para a prevenção de dores nos pés, joelhos, quadril e coluna. Saber qual é o seu tipo de pé, de joelho e de pisada são muito importantes no momento da escolha certa. Confira algumas dicas.

Os pés

A ortopedia classifica os pés de três formas. E elas influenciam diretamente no seu tipo de pisada.
 

Pé Normal

É o tipo mais comum de pé, no qual o peso do corpo é distribuído de uma forma bem equilibrada e correta.

Pé Plano

Também conhecido como pé chato é aquele que entra em contato com o chão quase que por inteiro e tem um formato reto.

Pé Cavo

É, ao contrário do pé chato, aquele que tem uma curvatura bem acentuada e cujo a planta do pé quase não toca no solo ao se movimentar.



Os joelhos

Em conjunto com os pés, seus joelhos também influenciam na pisada. Eles podem ser, basicamente, classificados da seguinte forma:

Joelho Valgo

Popularmente conhecidos como “pernas para dentro”. São as articulações cujo ângulo aproxima um joelho do outro e afasta os pés. 

Joelho Varo

É exatamente o contrário do Valgo, ou seja, visualmente dá a sensação de “pernas para fora”. São as articulações que formam um arqueamento das pernas.
Além dos tipos de joelhos e pés, a flexibilidade das articulações como as do tornozelo, somada ao equilíbrio da musculatura de cada um, faz cada pessoa apresentar um tipo de pisada, já descritas aqui.



Conhecendo a sua pisada

Sabendo da importância de uma boa pisada e como seus diferentes tipos influenciam no rendimento em uma corrida e em possíveis dores nos joelhos, quadril e coluna, é essencial identificar qual é a sua pisada.
Para começar, peça para alguém observar você enquanto corre. Qualquer pessoa, mesmo que ela não entenda muito do assunto. Não vai ser muito difícil para ela perceber possíveis inclinações do corpo, movimentação dos joelhos, tamanho do passo, assimetrias e outros movimentos estranhos que chamem atenção, caso existam. Com estas informações você já começa a ter uma ideia geral de como está a sua pisada.
Outra forma simples para começar a identificar a sua pisada é correr em frente ou de lado de um espelho grande, numa sala de academia, por exemplo. 
Depois dessas avaliações gerais, faça um teste mais específico. Escolha um par de seus tênis de corrida mais usados e observe as duas solas. Coloque um do lado do outro e veja quais são as áreas de maior desgaste. As partes mais utilizadas podem ser o reflexo das áreas dos pés que recebem a maior parte do peso enquanto você corre. As áreas menos desgastadas são as que recebem menos peso.
Depois disso, observe os seus tênis por trás e repare se existe algum desnível no solado. Esta característica entrega o tipo de apoio do calcanhar. Veja se o solado traseiro está mais desgastado na parte interna ou externa. O seu tipo de pisada está relacionado diretamente à área que apresenta o maior desgaste. Se for a parte de dentro, ela é uma pisada supinada, se for a parte externa, é uma pisada pronada. Se o desgaste for uniforme, provavelmente você tem uma pisada neutra.
Agora, utilizando o mesmo calçado, faça uma análise mais profunda. Retire as palmilhas e observe-as. A maioria das palmilhas fica com marcas depois de algum tempo e é fácil notar onde são os pontos de maior e menor pressão do pé durante as corridas.    
Para finalizar, observe as solas dos seus pés. Passe a mão nelas e sinta onde a pele é mais grossa, dura ou áspera. São estas partes as mais usadas e as que recebem maior pressão e atrito. As partes onde a pele é mais fina, macia e lisa representam as áreas que recebem menos pressão e atrito.
Mas não se precipite! O fato de descobrir algumas dessas “imperfeições” não significa que você deve colocar calços de um lado ou de outro dos tênis, comprar um tênis com reforço unilateral ou começar a se esforçar desnecessariamente para “corrigir” isso. Na maioria das vezes essas pequenas alterações não reduzem o seu rendimento nem causam dores, pois são apenas adaptações corporais em busca de mais harmonia.
A correção da pisada deve ser sempre confirmada após uma opinião de um profissional especializado que, além da avaliação postural, poderá realizar a baropodometria estática e dinâmica e a escanometria. Estes dois exames medem, com precisão, a pressão exata em pontos estratégicos dos pés em movimento, graças a esteiras de corrida equipadas com sensores exclusivos para essa finalidade.


Teste você mesmo

Caso você queira, só por curiosidade, fazer um teste para conferir qual é a sua pisada antes de ir ao ortopedista. É muito simples:

1 – Molhe as solas dos pés.
2 – Caminhe sobre umas folhas de jornal.
3 – Confira as “pegadas” formadas no jornal.
4 – Compare com o seguinte desenho:

 
A compra de um tênis de qualidade é, na verdade, um investimento em sua saúde, pois os efeitos provocados pelo uso de calcados não adequados na pratica da corrida e outros esportes vão desde pequenas lesões superficiais, como bolhas e calos, até as mais complicadas, como as lesões ósseas, fratura por estresse ou problemas como tendinite, canelites e joanetes, por exemplo.

Qual tênis devo usar?

Depois de ter feito as avaliações e de confirmar com o seu ortopedista qual o seu tipo de pisada, alguns tênis podem proporcionar boa absorção de impactos e até mesmo a correção de alguma imperfeição na maneira de correr. A indústria dos tênis esportivos vem desenvolvendo cada vez mais tecnologias que ajudam a controlar as desvantagens e que melhoram o seu desempenho, além de prevenir possíveis lesões. A seguir, listamos alguns modelos e suas respectivas funções. Confira:

Modelos de tênis pisada pronada



Tênis Asics GEL-Kinsei OG Silver/Black

Pessoas com pisada pronada tendem a sobrecarregar a parte interna dos pés, já que esse tipo de pisada coloca toda a pressão nos lados de dentro das pernas. Por isso, quem possui a pisada pronada se beneficia muito de tecnologias de amortecimento responsivas, estruturas resistentes para balancear a pressão da pisada e, claro, muito conforto e maciez. Para isso, o tênis Asics GEL-Kinsei OG é um dos modelos mais indicados para quem tem esse tipo de pisada e está em busca de performance e conforto. O modelo Asics Kinsei foi pensado para absorver os impactos da caminhada ou corrida ao mesmo tempo que mantém os pés secos, confortáveis e seguros. O tênis Asics GEL-Kinsei OG conta com tecnologias exclusivas para garantir excelente resposta de movimento. A palmilha anatômica Ortholite, que se molda naturalmente ao pé, confere adaptabilidade ao modelo Asics Kinsei. A entressola em gel garante maciez na pisada e deixa os pés confortáveis. O solado em borracha Ahar confere maior durabilidade exatamente nas áreas com maior desgaste. Finalmente, o tênis Asics GEL-Kinsei OG possui a tecnologia IGS, feita para melhor distribuir as passadas através do contato com a superfície.

Modelos de tênis para pisada supinada



Tênis Asics GEL-Nimbus 21

– Pessoas com pisada supinada podem sentir impacto tanto nos arcos dos pés quanto nos joelhos, o que requer uma atenção especial no amortecimento do tênis e na estabilidade que ele oferece para a caminhada ou corrida. É importante que o tênis para pisada supinada se modele ao pé, mas mantenha sua resistência e segurança, evitando desgastes físicos. Por conta disso, o tênis Asics GEL-Nimbus 21 é uma das melhores opções. O modelo apresenta uma nova base de gel no calcanhar, o que lhe confere muita maciez e conforto. Além disso, o tênis Asics GEL-Nimbus 21 também conta com espuma FlyteFoam no antepé, o que garante maior segurança no caminhar e ainda ajuda pessoas com pisada supinada a evitar os desgastes físicos que esse tipo de pisada pode causar. O modelo Asics GEL-Nimbus 21 também traz melhorias na palmilha, que traz a tecnologia Ortholite X-40, que tem um maior poder de adaptação ortopédica e oferecer muito mais conforto para a pisada. A nova palmilha faz também o controle da umidade do tênis, o que garante maior respirabilidade e suavidade. Finalmente, o tênis Asics GEL-Nimbus 21 traz também a tecnologia Heel Clutching System, que confere muito mais estabilidade ao tornozelo e calcanhar.








Modelos de tênis para pisada neutra



Tênis Mizuno Wave Creation 21

– A pisada neutra é considerada por muitos ortopedistas como a mais correta, por favorecer as articulações do corpo a absorverem os impactos da caminhada. Mesmo assim, é muito importante se atentar aos tênis para pisada neutra e fazer a melhor escolha. Um dos tênis para pisada neutra mais indicados é o Mizuno Wave Creation 21, novo modelo melhorados da Mizuno. Esse modelo é ideal para quem busca leveza na performance em caminhadas ou corridas, mas também se preocupa com a estabilidade dos pés e com a absorção de impactos. A linha Mizuno Wave é ideal para pessoas com pisada neutra que buscam conforto e estabilidade para prática de esportes. Por contar com a tecnologia de placa Infinity Wave, esse modelo confere mais estabilidade para a pisada, além de dissipar a energia com eficiência e garantir amortecimento, em especial nas áreas de mais impacto. O Tênis Mizuno Wave Creation 21 conta também com um cabedal feito com malha de tramas abertas, garantindo circulação de ar e maior suavidade para o modelo. Por fim, o Tênis Mizuno Wave Creation 21 traz também a exclusiva tecnologia de placas Wave, que absorvem e dissipam o impacto de caminhadas ou corridas, permitindo a melhor performance com todo o conforto.







Tênis Nike Revolution 5

– Mais um dos tênis para pisada neutra indicados para quem busca uma boa performance nos esportes sem deixar a segurança ortopédica de lado é o Nike Revolution 5. O modelo possui um design minimalista da a sola, o que garante que o material não vai desgastar nas áreas de maior pressão. A escolha de material também é ótima por garantir a leveza de sua corrida ou caminhada. O tênis Nike Revolution 5 foi confeccionado em material respirável, deixando os pés secos durante qualquer prática, e conta também com reforço no calcanhar, protegendo de possíveis lesões e torções. O modelo possui fechamento dinâmico, conferindo ajuste personalizado do seu tênis Nike Revolution 5.







Tênis Adidas UltraBOOST SL

– Mais um dos tênis para pisada neutra indicados para quem busca uma boa performance nos esportes sem deixar a segurança ortopédica de lado é o Nike Revolution 5. O modelo possui um design minimalista e elegante e ainda permite adaptações e personalizações de seus fechamentos. É ideal para caminhadas e corridas leves, além de ser perfeito para qualquer tipo de atividade física em academias ou até mesmo dentro de casa. O Nike Revolution 5 conta também com muita flexibilidade em sua confecção, o que é excelente para pessoas com pisada neutra por se moldar às necessidades de cada pé. O modelo traz amortecimento de EVA por toda a sola, o que garante que o material não vai desgastar nas áreas de maior pressão. A escolha de material também é ótima por garantir a leveza de sua corrida ou caminhada. O tênis Nike Revolution 5 foi confeccionado em material respirável, deixando os pés secos durante qualquer prática, e conta também com reforço no calcanhar, protegendo de possíveis lesões e torções. O modelo possui fechamento dinâmico, conferindo ajuste personalizado do seu tênis Nike Revolution 5.







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